terça-feira, 16 de março de 2010

Sexta-feira - 12/03/2010


Boa taaarde para todos que visitam meu blog, espero estar recebendo críticas construtivas para poder melhorar meu desempenho na atualização e no desempenho diário do meu blog.

Sexta-feira, dia 12 de março de 2010 tivemos aula no ginásio de esportes da UNICID que situa-se no Esportivo da Penha. Lá tivemos a oportunidade de apresentar nosso trabalho de Atividades aquáticas para deficientes físicos, para o professor Davi.
Minha intenção, hoje, é mostrar um pouco de qual foi o desempenho do grupo nesse dia, qual foi o tema abordado, os efeitos desse trabalho, os benefícios, os malefícios, etc.

VAMOS LÁ :

A utilização da água como fonte benéfica em exercícios para portadores de deficiencias nao é algo atual. De acordo com Harris, na época dos gregos e romanos a água já era utilizada na cura de doenças. Já nos Estados Unidos a atividade realizada na água já era exercida antes mesmo da segunda guerra mundial, para cura de portadores de reumatismo.
Segundo Lépore, Charles Lowman foi considerado o "fundador" dos exercícios aquáticos como terapia e hidroterapia em meados da década de 30.
Já na década de 40 a água era utiliza como elemento terapêutico para amputados e pessoas que adiquiriram trauma por participarem da Grande Guerra.

A água é grandemente utilizada nesses casos pois facilita a mobilidade do deficiente, pois a força da gravidade exercida na água é quase nula, assim possibilitando para o portador de tal deficiência uma maior mobilidade e facilidade de executar os movimentos estabelecidos.
Os benefícios dos exercícios realizados na ádua são diversos, tais como: O melhor trabalho dos sistemas cardiovasculares, respiratórios e locomotores, o melhor funcionamento do sistema psicológico, etc.

Para os benefícios psicológicos podemos fazer a citação da autoconfiança que o portador de deficiência tem para executar movimentos, o aumento do humor, a diminuição de estresse, o sentimento de integração na sociedade.

Já os benefícios fisiolõgicos podemos citar a melhoria do sistema circulatório do coração.
Segundo Campion a resistência exercidade pelo corpo dentro da água capacita o aumento do metabolismo, a facilidade de respiração e movimentação, fortalecimento da musculatura cardíaca, aumento do volume do coração, aumentando assim também a elasticidade da caixa torácica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário